Supermercados esperam aumento de 5% nas vendas durante a Páscoa

(Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)

Em visita a Ribeirão Preto nesta sexta-feira (12), o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Ronaldo Santos, revelou que a expectativa de crescimento durante a Páscoa 2019 é de 5% entre os supermercadistas e não somente pela chegada dos tradicionais ovos de chocolate.

O número levemente maior ao alcançado em 2018 (4%) também engloba a migração do consumidor para versões mais baratas e com custo benefício maior.

A tendência foi apontada, inclusive, em um estudo encomendado pela própria instituição no início deste ano.

O resultado mostra que, na categoria chocolate, os comerciantes do meio esperam aumento de 5,88% nas vendas de caixas de bombom, 5,71% em bombons, 5,39% em chocolates em barra, 2,40% em colomba pascal e, por fim, 2,32% em ovos de páscoa.

Na parte de alimentos e bebidas típicas, o departamento de cervejas deve ser 6,50% mais procurados, vinhos 5,88%, peixes 5,38%, bacalhau 5,13%, refrigerante 5,11%.

“Houve uma mudança de comportamento há pelos menos quatro anos, só que o consumo de chocolate continua […]. A comparação dos preços ficou evidente nas redes sociais e, para isso, existe uma explicação. Os fabricantes começam a produzir esse produto em setembro e precisam de câmeras frigoríferas para armazenar. A embalagem é um processo manual e o transporte é muito complexo. Então, estamos falando de algo caro”, explica Santos.

Ainda assim, ele defende a liberdade de escolha e de opção dada ao consumidor. E mais: diz que a saída é a inovação.

“Atrair o consumidor é uma tarefa constante, e a evolução faz parte disso. A própria concorrência impulsiona essa necessidade. O que muda é que agora a tecnologia permite trazer ferramentas novas e facilidades para o cliente”, finaliza.

Apas Show  

A visita da associação ao interior paulista foi motivada pelo lançamento de mais uma edição do Apas Show 2019, que acontecerá de 6 a 9 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento voltado ao setor supermercadista é considerado o maior do mundo e recebe expositores de outros países para discutir as novidades e experiências do setor.

A divulgação antecipada, além de detalhar dados referentes a uma das datas mais lucrativos para o comércio, evidenciou a participação do município no faturamento dos supermercados de todo o Estado de São Paulo no ano passado.

Ainda segundo a Apas, a região de Ribeirão foi responsável por 5,9% do total, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões. A geração de empregos foi de 31 mil vagas.

Fonte: ACidadeON/Ribeirao

(Foto: Amanda Rocha)

Comentários

Captha *