Carnaval de Batatais faz parte do Calendário Turístico do Estado desde 1993  

Os desfiles do carnaval de Batatais estão incluídos no Calendário Turístico do Estado de São Paulo há 17 anos. A Lei Estadual 363, de 1993, destaca que o carnaval realizado no município é um dos mais concorridos do estado, sendo uma tradição que precisa ser preservada e estimulada, principalmente por contar com o apoio e trabalho da própria comunidade.

O Carnaval de Batatais surgiu em 1954 e ocorria inicialmente na Praça Cônego Joaquim Alves. Com o passar dos anos a festa tomou dimensões mais amplas e, na década de 80, foi necessária sua transferência para a avenida Nove de Julho, que na oportunidade apresentava melhores condições estruturais. Com o passar do tempo, a Avenida Nove de Julho acabou se tornando imprópria para servir de palco para os crescentes desfiles. Após passar pelas avenidas 14 de Março e Moacyr Dias de Morais, em 2005 as escolas de samba de Batatais inauguraram o sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves, localizado no Centro de Exposições Antônio Carlos Prado Batista.

Para 2015, mais um capítulo da história de sucesso do carnaval na cidade será escrita. Com investimento público e imensa vontade e criatividade do carnavalesco batataense as escolas: Acadêmicos do Samba, Unidos da Liberdade, Riachuelo, Castelo e Unidos do Morro prometem levar ao sambódromo um espetáculo de cores, alegria e principalmente muito samba no pé.

O tema desse ano é ‘Batatais Freguesia do Samba’, em alusão aos 200 anos que o município completa somando o tempo da Freguesia Bom Jesus da Cana Verdade. É uma grande festa onde a população envolve-se na escolha do tema, elaboração do enredo, criação do samba, ensaios de bateria, confecção de fantasias, elaboração de esculturas, montagem de carros alegóricos, ensaios de alas, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, reuniões de das comissões de desfile e muitas outras atividades que antecedem as três noites de apresentação no carnaval de rua de Batatais.

Comentários

Captha *