Sobe para 51 número de cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas na Bahia

Subiu para 51 o número de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas na Bahia, nesta segunda-feira (13). As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Dez pessoas morreram em decorrência de danos provocados pela chuva até o início da tarde desta segunda. Além disso, 6.371 ficaram desabrigadas e precisaram do apoio das prefeituras. Outras 15.199 pessoas ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo do município.

O número de feridos chegou a 267 e 220.297 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades que estão em situação crítica estão Jucuruçu, Itagimirim, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Veja lista completa dos municípios em situação de emergência abaixo.

  1. Alcobaça
  2. Amélia Rodrigues
  3. Anagé
  4. Baixa Grande
  5. Belmonte
  6. Boa Vista do Tupim
  7. Camacan
  8. Canavieiras
  9. Caravelas
  10. Cocos
  11. Encruzilhada
  12. Eunápolis
  13. Guaratinga
  14. Iaçu
  15. Ibicoara
  16. Ibicuí
  17. Ibirapuã
  18. Ilhéus
  19. Itabela
  20. Itapebi
  21. Itaberaba
  22. Itacaré
  23. Itagimirim
  24. Itamaraju
  25. Itambé
  26. Itanhém
  27. Itapetinga
  28. Itaquara
  29. Itarantim
  30. Jaguaquara
  31. Jiquiriçá
  32. Jucuruçu
  33. Lajedão
  34. Macarani
  35. Maragogipe
  36. Marcionílio Souza
  37. Mascote
  38. Medeiros Neto
  39. Mucugê
  40. Mucuri
  41. Mutuípe
  42. Nova Viçosa
  43. Porto Seguro
  44. Prado
  45. Ribeira do Pombal
  46. Ruy Barbosa
  47. Santa Cruz Cabrália
  48. Santanópolis
  49. Teixeira de Freitas
  50. Teolândia
  51. Vereda
 
 

Visitas a cidades atingidas

O governador Rui Costa (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoaram as áreas atingidas no domingo (12). As visitas aconteceram em pontos diferentes, os gestores analisaram a situação e falaram sobre o que tem sido feito para minimizar os problemas.

Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.

O Governo Federal também autorizou o emprego de tropas do Exército no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações.

Já o governador da Bahia disse que a partir desta segunda-feira (13), o governo inicia o planejamento para recuperação das cidades afetadas.

“Vamos iniciar a recuperação e reconstrução de muitas casas que foram perdidas. Vamos iniciar essa reconstrução em um local mais adequado, mais alto, fora do alcance das águas dos rios. Nesta segunda, vamos fazer uma grande reunião com as secretarias e prefeitos para decidir novas ações”, disse Rui Costa.

Além disso, Rui destacou algumas intervenções que já começaram a ser realizadas nos municípios afetados, sobretudo nas vias de acesso. “Em Jucuruçu só faltamos agora recuperar um ponto. Evidente que a recuperação é provisória, só para permitir a passagem de veículos, a recuperação definitiva vai acontecer nos próximos dias, mas já estamos atuando”, garantiu.

Fonte: g1

Comentários

Captha *