Vacina contra gripe é liberada para população acima de seis meses em Batatais

O município de Batatais libera, a partir desta terça-feira (21), a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade.

Do início da campanha até ontem estavam sendo vacinados apenas grupos prioritários, como idosos, profissionais de saúde, crianças menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e gestantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de influenza foi ampliada para livre demanda e não é preciso fazer agendamento prévio para se vacinar, bastando comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) com um documento de identidade e a carteira vacinal.

Bruna Toneti, secretária de Saúde, lembra que o Brasil teve surto de influenza no final de 2021. “A maioria dos casos foi provocada pela variante Darwin da H3N2 e as vacinas que o país tinha, até então, não conseguiam proteger contra a mutação. Entretanto, o imunizante aplicado este ano possui a eficácia desejada. Trata-se de uma vacina trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e a cepa da influenza B”, disse.

Fonte: Semusa

Comentários

Captha *