Rede Municipal de Educação avança na aprendizagem do Ciclo de Alfabetização

Em novembro de 2016, 456 alunos dos 3.º anos das escolas municipais participaram da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) que é uma avaliação externa e tem o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática.

As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita na fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Instituído pela Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, o Pacto constitui um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até a conclusão do Ciclo de Alfabetização.

No mês de maio/2017 saiu o resultado preliminar da ANA/2016 e a Rede Municipal de Educação mostrou um avanço significativo na aprendizagem comparado aos anos anteriores, resultado esse apresentado em 4 níveis das habilidades adquiridas pelo alunos. Nos níveis 3 e 4, a evolução em Leitura saltou de 44,06% e 17,65% para 45,42% e 18,61%. Em Matemática, também houve evolução significativa nos níveis 3 e 4, de 19,98% e 40,41% para 20,59% e 43,46% respectivamente.

A Secretária Municipal de Educação, Adriane Emily Moura, destacou o trabalho desenvolvido pelas professoras alfabetizadoras municipais (1.º ao 3.º) que trabalharam com práticas pedagógicas diferenciadas, as quais mostraram eficiência no processo de aprendizagem.

Fonte: Prefeitura de Batatais.

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