Lula critica investimento em guerras em detrimento ao combate à fome na abertura do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu às 11h05 desta segunda-feira (18) o 1º dia da Cúpula de Líderes do G20, o grupo das 19 principais economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. Lula criticou o investimento em guerras em detrimento ao combate à fomeum dos temas centrais propostos pelo governo brasileiro.

“É muito importante o que vamos decidir aqui, e eu tenho certeza de que se assumirmos a responsabilidade no combate à pobrezapodemos ter sucesso em pouco tempo”, declarou.

“Constato com tristeza que o mundo está pior: temos o maior número de conflitos armados desde a 2ª Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada.

Sob comando do Brasil pela 1ª vez, o encontro terá foco no combate à fome, na mudança climática e na reforma das instituições de governança global, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

O G20 não aprova leis nem impõe obrigações aos países, mas firma compromissos de políticas econômicas, sociais e de governança a serem adotadas. Saiba mais sobre o bloco.

A presidência do bloco muda a cada ano: foi da Índia em 2023, está com o Brasil agora e será da África do Sul em 2025.

Vieram ao Rio de Janeiro Joe Biden (EUA), Xi Jinping (China), Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido), Giorgia Meloni (Itália) e Javier Milei (Argentina). Veja a lista completa. O único presidente que não veio é Vladimir Putin, da Rússia.

Lula durante discurso de abertura do G20 — Foto: Pablo Porciuncula / AFPLula durante discurso de abertura do G20 — Foto: Pablo Porciuncula / AFP

Fonte: g1

Comentários

Captha *