Batatais em Ação Contra a Dengue: Megaoperação neste sábado (08)

Neste sábado, 8 de fevereiro, a Prefeitura de Batatais, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, realizará uma megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças graves como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação ocorrerá das 7h às 12h nos bairros Centro, Jorge Nazar, Morada do Verde e Riachuelo, áreas que apresentaram maior risco de surtos a partir dos dados de monitoramento.
Batatais conta com um sistema de monitoramento inovador, com 252 armadilhas instaladas em pontos estratégicos da cidade. Elas ajudam a capturar fêmeas grávidas do mosquito e a monitorar os índices de infestação, permitindo que a Prefeitura tome medidas mais eficazes e direcionadas. Os insetos capturados são encaminhados para análises laboratoriais, onde são investigados possíveis vírus da dengue, chikungunya e seus diferentes sorotipos.
COMO FUNCIONA?
As armadilhas atraem fêmeas do mosquito com um atrativo sintético, e ao ficarem presas, elas são coletadas e estudadas, ajudando a identificar rapidamente áreas com alta circulação viral. Com isso, as ações de combate ao mosquito podem ser mais estratégicas e eficazes.
Cerca de 40 profissionais estarão em campo, atuando para eliminar criadouros, orientar a população sobre medidas preventivas e fiscalizar áreas com foco de arboviroses.
A participação de todos é essencial para o sucesso da operação! A prevenção é responsabilidade de todos: elimine qualquer foco de água parada em sua casa e ajude a impedir a proliferação do mosquito.