Ribeirão Preto tem primeira morte confirmada por dengue e mais de 1,8 mil casos positivos

Ribeirão Preto (SP) teve a primeira morte confirmada em decorrência da dengue em 2025 e já conta com 1.894 pessoas que testaram positivo para a doença. Os dados atualizados foram divulgados nesta quarta-feira (12).

Nestas primeiras duas semanas de fevereiro, mais 253 novos casos foram registrados.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do município, Luzia Márcia Romagnholi Passos, Ribeirão Preto já vive uma epidemia da dengue por conta da quantidade de ocorrências no período.

Ela alertou para a possibilidade de que as pessoas que já tiveram a doença ainda possam ser infectadas mais uma vez e reforçou a necessidade de procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

“A dengue é uma doença que está presente continuamente no nosso município e agora, quando a gente tem essa fase epidêmica, muitas pessoas poderão ter dengue. Muitas pessoas poderão ter a doença por uma segunda vez e até uma terceira vez, então o alerta é que as pessoas com sintomas da doença procurem atendimento médico, fiquem atentas ao sinal de alarme, dor abdominal, tontura, sangramentos, para que a gente evite os casos graves”.

Em 2024, de acordo com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto, a cidade registrou 26 mortes e 44.712 casos confirmados.

Polos de atendimento

Desde o dia 28 de janeiro, as 68 unidades de saúde de Ribeirão Preto funcionam como polos de atendimento para casos de dengue na cidade. A medida tem como objetivo diluir os atendimentos para evitar sobrecarga do sistema de saúde.

Ainda de acordo com a prefeitura, todas as unidades de pronto atendimento também operam com equipes e salas específicas para casos suspeitos de dengue.

Fonte: g1

Comentários

Captha *