Papa Francisco não sofreu e fez gesto de ‘tchau’ antes da morte, informa Vaticano

Duas horas antes da morte ser decretada, às 5h30, no horário de Brasília, Francisco começou a apresentar os primeiros sintomas do que viria a ser a sua causa da morte, que foi um AVC e insuficiência cardíaca. O Vaticano informa que ele ficou bem ao longo desse período antes de entrar em coma e que ele ‘não sofreu’.

Além disso, o papa chegou a apertar a mão do assistente pessoal Massimiliano Strappetti e fazer um gesto de ‘tchau’ antes de morrer.

‘Foi uma morte discreta, quase repentina, sem longo sofrimento ou alarme público, para um papa que sempre foi muito reservado em relação à sua saúde’, diz o texto publicado no site Vatican News.

De acordo com o Vaticano, as últimas palavras do papa Francisco para seu assistente pessoal e enfermeiro Strappetti foram ‘obrigado por me trazer de volta à praça’, em uma referência a ida dele para celebrar o domingo de páscoa com os fiéis. As palavras foram após um passeio no papamóvel, no final da benção Urbi et Orbi da Páscoa.

Antes, porém, Francisco perguntou a Strappetti se achava que ele conseguia, quando esse respondeu que sim.

‘Pouco mais de uma hora depois, fazendo um gesto de despedida com a mão para Strappetti, o pontífice entrou em coma. Ele não sofreu, e tudo aconteceu muito rápido’, diz o texto do site Vatican News.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, dessa segunda (21).

Papa Francisco em caixão para início dos ritos de funeral.Papa Francisco em caixão para início dos ritos de funeral. — Foto: Reprodução/Vaticano

Fonte: CBN

Comentários

Captha *