Duas crianças morrem por febre maculosa no interior de SP

A Prefeitura de Araras (SP) confirmou a morte de duas crianças por febre maculosa. As vítimas foram um menino de 8 anos e uma menina de 9, que morreram em 14 e 20 de janeiro, respectivamente.
Febre maculosa é uma doença infecciosa grave causada por uma bactéria transmitida pela picada de carrapatos infectados, que podem ser transportados por animais como cachorros, cavalos e capivaras.
De acordo com a prefeitura, os dois casos foram os únicos registrados da doença, até o momento, no município neste ano. Em 2025, também foram confirmados dois casos, sendo uma morte.
A administração municipal realizou um treinamento voltado aos profissionais de saúde para tratar sobre a febre maculosa no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, na última quarta-feira (4).
Agentes comunitários, enfermeiros, médicos e veterinários de Araras, Leme e Santa Cruz da Conceição estiveram presentes no treinamento.
Uma das vítimas da febre maculosa no município foi Jonathan Luiz Campagna, de 8 anos, que estava internado na Santa Casa de Araras, mas não resistiu e morreu em 14 de janeiro.
À época, a prefeitura informou que aguardava resultados de exames para identificar a causa da morte. A suspeita inicial era dengue, mas o resultado foi negativo.
Jonathan vivia no bairro Vila Dona Rosa Zurita.
A outra vítima era uma menina de 9 anos, que não resistiu aos sintomas da doença e morreu em 20 de janeiro. A prefeitura não divulgou informações sobre a identidade e bairro em que ela vivia.
Ações preventivas
- Ficar atento nas áreas sinalizadas com placas. Se passar por algum local sinalizado e apresentar sintomas da doença de dois a 14 dias, procurar atendimento médico e informar sobre o possível contato com o carrapato;
- Manter áreas verdes com a grama cortada rente ao chão e remover as folhas. O carrapato se prolifera em ambientes úmidos – embaixo das folhas, por exemplo – e prefere as partes altas do mato;
- Utilizar repelente com icaridina se for trabalhar ou visitar uma área verde como praças, parques, sítios, fazendas ou regiões rurais;
- Se visitar um local assim, buscar por carrapatos no corpo ao voltar para casa. Eles costumam ficar em lugares onde a pele é mais fina e úmida, como axilas, virilha e atrás da orelha.
Sintomas
De acordo com a prefeitura, os primeiros sintomas da febre maculosa aparecem abruptamente e podem ser confundidos com outras doenças, sendo importante informar ao médico ou enfermeiro se frequentou locais de área verde.
A pessoa apresenta febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares constantes, náuseas, vômitos e diarreia.
O carrapato-estrela — também conhecido cientificamente como Amblyomma — pode carregar uma das doenças mais letais do país: a febre maculosa — Foto: Adobe Stock
Fonte: g1

